Aprenda para que serve o colágeno: um guia completo!

O colágeno é um assunto bastante estudado entre os médicos, já que suas propriedades trazem diversos benefícios para a pele, ossos e articulações. Além disso, ele vem sendo colocado em diferentes suplementos nutricionais, como uma adição mais completa para quem deseja melhorar sua disposição durante o dia.

Mas, afinal de contas, o que é o colágeno? No conteúdo de hoje, separamos um guia completo com o que você precisa saber sobre essa proteína: sua função, benefícios, quando consumi-la e mais algumas dúvidas desse famoso componente. Continue sua leitura e confira!

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína fibrosa produzida pelo nosso próprio corpo, sua origem é animal e está presente na pele, ossos, tendões, ligações e articulações. Seu registro de apresentação como uma estrutura molecular foi em meados de 1930, sendo estudado até hoje como principal fonte para o antienvelhecimento e uma opção para tratar problemas articulares do corpo.

Esse componente preenche cerca de 35% das proteínas do nosso organismo, contendo 19 aminoácidos, com 8 essenciais para a saúde e estrutura corporal. Atualmente existem cerca de 30 tipos diferentes de colágeno, sendo encontrados em alimentos como frango, carnes vermelhas, leite, peixe, frutas e alguns legumes.

Para que serve o colágeno?

O colágeno serve para sustentar o organismo e manter nossas células unidas. Além de contribuir para a melhoria da pele e da massa muscular, aliviando dores nas articulações.

Outros estudos também apontam que o colágeno tem um papel fundamental na saúde do cabelo, unhas e tendões. Podendo ser usado para melhorar a hidratação e a elasticidade dos tecidos. Fora o uso para tratar a deterioração óssea e outras doenças relacionadas, como artrite, artrose e osteoporose.

Qual é a importância do colágeno?

Essa proteína é importante porque traz diversos benefícios e sem ela não possuímos firmeza e elasticidade no corpo. Sem mencionar o fato de que enfrentaríamos um processo de envelhecimento precoce, prejudicando o alicerce central do organismo. Dessa forma, podemos dizer que ele é fundamental para manter nossas cartilagens e músculos rígidos, dando suporte para tudo.

Quais os benefícios do colágeno?

Aprendemos que sem o colágeno nosso organismo estaria prejudicado, mas quais são seus principais benefícios? Separamos alguns pontos não citados que essa proteína pode promover para a sua saúde:

1. Previne rugas

O colágeno atua diretamente no rejuvenescimento da pele, preenchendo e hidratando as rugas causadas pelo processo natural do envelhecimento. Dessa forma, estimular a produção e fazer uso contínuo dessa proteína retarda o surgimento desses sinais e também das linhas de expressão.

2. Ajuda na saúde do coração

Por já fazer parte da estrutura das artérias, o colágeno também auxilia na saúde cardiovascular, promovendo elasticidade para os vasos sanguíneos, facilitando o transporte do sangue até o coração. Evitando assim condições prejudiciais, como AVCs e infartos, além de prevenir a aterosclerose.

3. Acelera o metabolismo

O uso dessa proteína também se mostrou benéfico para o metabolismo, já que estimula sua aceleração de dentro para fora, fazendo com que aproveite seus principais nutrientes. Alguns especialistas ainda recomendam o uso do colágeno justamente por exercer isso de forma natural e contínua.

Se você se interessou por esses benefícios, vai gostar de conferir mais de perto alguns outros motivos para incluir o colágeno na sua rotina. Veja o conteúdo que preparamos!

4. Ajuda no ganho de massa muscular

O colágeno mantém os músculos fortalecidos e funcionais, aumentando sua massa e a sua força. Isso porque ajuda na formação de creatina, uma proteína muscular. Muitos atletas acabam fazendo uso de suplementos com essa proteína, ajudando no ganho de massa e aumentando a performance durante os exercícios.

Por que devo começar a tomar colágeno?

Como explicamos, o colágeno já é produzido por nós e consumido através de alimentos, auxiliando na nossa saúde de forma completa, correto? Então por que começar a tomá-lo? A resposta é simples: porque, com o tempo, o colágeno produzido pelo corpo é reduzido, aumentando os sinais de envelhecimento e outras condições.

Por isso, o recomendado é começar desde cedo a estimular sua produção de colágeno, seja através da alimentação saudável, prática de exercícios físicos, sono de qualidade e o uso da suplementação acompanhada por um especialista. Dessa forma você previne problemas futuros e mantém a saúde em dia.

Quando devo começar a tomar colágeno?

O recomendado é consumir esse componente desde cedo, mas a estimativa mais correta é a partir dos 30 anos, já que nessa idade o corpo começa a reduzir a produção dessa proteína 1% ao ano, apresentando os primeiros sinais do envelhecimento.

Quais são os tipos de colágeno?

Como citamos lá no começo, no tópico que é o colágeno, existem cerca de 30 categorias de colágeno diferentes em locais distintos do organismo, com funções próprias e específicas. Por isso, separamos os 4 tipos mais comuns de colágeno presentes no nosso corpo, veja só:

Colágeno tipo 1

O colágeno do tipo 1 é o mais comum e conhecido, estando presente em grande parte do nosso corpo, como pele, dentes, ossos e tendões. Normalmente esses são mais resistentes, pois se localizam em áreas de atrito.

Colágeno tipo 2

O colágeno do tipo 2 é conhecido por funcionar como uma mola, permitindo partes, como o joelho e outras regiões do corpo, a aguentarem o peso do restante do organismo.

Colágeno tipo 3

Esse colágeno é conhecido por ter mais elasticidade, sendo encontrado em órgãos variados, como músculos do útero, fígado, rins e baço. Outro local que essa fibra também está presente são nas artérias, auxiliando no fluxo do sangue até o coração.

Colágeno tipo 4

O colágeno desse tipo age como um filtro pelo organismo, se ligando pelas extremidades de uma molécula a outra, formando uma membrana associada em fibrilas.

Alimentos ricos em colágeno

Nesse ponto do conteúdo, já entendemos que o colágeno pode ser estimulado através de uma suplementação e de uma alimentação específica, evitando maus hábitos como o consumo de açúcar em excesso e o sedentarismo. Por isso, separamos mais alguns alimentos que também ajudam na fabricação dessa fibra e que podem ser incluídos na sua dieta. Confira:

  • Aveia;

  • Cenoura;

  • Laranja;

  • Brócolis;

  • Gelatina;

  • Castanhas;

  • Nozes;

  • Amêndoas.

As dúvidas mais frequentes sobre o colágeno:

O colágeno pode ser bem complexo e abranger diversos campos quando o assunto é saúde e bem-estar. O que acaba levantando questionamentos a respeito da sua funcionalidade no corpo. Por isso, decidimos separar as dúvidas mais frequentes sobre esse componente:

Colágeno emagrece?

Por ajudar na vascularização sanguínea e acelerar o metabolismo, muitos acreditam que o colágeno emagrece, mas ele não emagrece e nem engorda, pois se trata de uma proteína que não apresenta nenhuma relação com o ganho de peso. Ele pode ser indicado para melhorar seu desempenho esportivo e aumentar a massa muscular, sem relação direta com o emagrecimento.

Colágeno faz mal para o corpo?

Alguns especialistas apontam que o uso do colágeno em forma de suplemento pode não ser indicado para pessoas com restrições ao consumo de proteína, ou com algum tipo de insuficiência renal, mas no geral são seguros, apresentando grandes benefícios e não causando mal algum para o corpo.

Quem tem gastrite pode tomar colágeno?

Depende do seu grau de tolerância com certos alimentos/suplementos. Por se tratar de uma proteína que pode ser espalhada em suplementos, é possível que não cause incômodo em alguns organismos com gastrite. Mas a orientação do seu especialista é fundamental neste caso.

Qual é o melhor horário para tomar colágeno?

O melhor horário para tomar colágeno é durante a manhã, no café ou antes do almoço, pois o corpo está acordando e absorverá com maior facilidade os nutrientes e outros componentes presentes. Já os alimentos podem ser colocados em qualquer horário do dia, de acordo com a sua rotina.

Tomar colágeno funciona ou não?

Essa é uma questão bastante debatida na área médica, mas muitos especialistas acreditam que o uso oral do colágeno funciona sim. Pois a absorção da proteína como suplemento acaba estimulando diversos benefícios para o corpo. Porém, ele não irá causar um efeito imediato.

 

Muitas pessoas também se perguntam como repor o colágeno, e o segredo está atrelado na sua alimentação e na sua rotina, pensando nisso separamos um conteúdo exclusivo respondendo essa dúvida de forma completa. É só clicar e conferir.

Como podemos perceber, o colágeno é uma proteína fundamental no funcionamento do nosso organismo, auxiliando desde questões estéticas à saúde vascular, das articulações, juntas e até dos ossos. Sendo uma excelente opção para estimular mais disposição para o seu corpo. Lembrando que seu uso deve ser incorporado com a orientação de um médico, então não esqueça de consultá-lo.

Além do colágeno, a dica para enriquecer seu corpo com mais cuidado é apostar na sua alimentação e em uma rotina de qualidade com exercícios físicos. Quer continuar aprendendo mais sobre proteínas e vitaminas que podem auxiliar na sua saúde? Se sim, você vai gostar de dar uma olhada nos benefícios da Coenzima Q10 para a sua vida.

Vitaminas e suplementos

9 comentários

Lucia

Lucia

Posso tomar colageno e maca peruana?

Walter Pinto

Walter Pinto

Adorei esta publicação.
Muito elucidadora.
Parabens

José Marques de Almeida.

José Marques de Almeida.

Matéria sobre Colágeno interessante e bastante explicativa.

Margarida Maria

Margarida Maria

Gostei das informações sobre colágeno

Lucirene

Lucirene

Bom

Vanda Alvim

Vanda Alvim

Por recomendação médica usei colágeno tipo 2 por um ano. Senti muita diferença nos joelhos.
Parei por um tempo , agora noto que preciso de novo.
Tenho 74 anos e nenhuma dor nos joelhos.

Raul BERLI

Raul BERLI

Muito esclarecedor !

Marina de carvalho

Marina de carvalho

Meu ortopedista de joelho passou colageno tipo 2,estou usando em pó e comprado em casa de produtos naturais como posso saber se é tipo 2 mesmo? Depois que estou tomando meu sono melhorou. Vou fazer 78 anos agora no dia 21 de setembro de 2024. É válido?

Braulio vital

Braulio vital

Qual a dose diária do colageno

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.