Alimentos em uma caixa de madeira

Semelhante a uma vitamina, a Coenzima Q10 é uma substância produzida pelo corpo humano. A ubiquinona, como também é conhecida, desempenha um papel importante na produção de energia nas células e atua como um poderoso antioxidante, capaz de proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Presente em suplementos alimentares, diversos alimentos e até mesmo em cosméticos, a Q10 conta com uma série de outros benefícios, não à toa, ela é responsável por garantir melhora na qualidade de vida das pessoas. Para que você conheça todas as vantagens da enzima, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.

A seguir, você conhece os benefícios da substância, qual ação ela possui no organismo, onde encontrá-la, quais são os efeitos colaterais e como consumi-la. Boa leitura!

Coenzima Q10 benefícios: quais são os principais?

Assim como falamos anteriormente, a Coenzima Q10 oferece diversos ganhos para a saúde do corpo. Trata-se de melhorias relacionadas ao ganho de energia, prevenção de doenças e muito mais. Confira os detalhes:

1. Reduz a probabilidade de doenças cardiovasculares

Por desempenhar o papel de vasodilatador, a Q10 contribui para um melhor bombeamento sanguíneo, beneficiando o coração e também outros órgãos. A enzima ainda entra em ação para regular a pressão e desentupir artérias, reduzindo as chances de infartos e outros problemas.

Imagens de uma pessoa segurando um pote Coenzima Q10

Inclusive, para quem deseja ter ganhos nessa área, indicamos o KIT Cardiovascular com o ProOmega 3 e a Coenzima Q10. Juntos, os dois remédios naturais reduzem as chances de hipertensão e arritmias cardíacas.

2. Contribui para um melhor desempenho nas atividades físicas

Responsável por fornecer disposição e força, a CoQ10 também é uma excelente aliada para a prática de esportes e atividades físicas, como musculação e corridas, por exemplo. Ao incluí-la na sua rotina, você poderá sentir menos cansaço e, consequentemente, mais energia para alcançar suas metas.

3. Melhora as funções cerebrais

Conforme a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Alfenas, a ubiquinona age nas funções cerebrais, podendo reduzir o desenvolvimento de sintomas depressivos. A substância ainda pode prevenir o surgimento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

4. Ajuda na prevenção do câncer

Apesar de ainda não existirem conclusões sobre o assunto, acredita-se que a Q10 pode atuar na prevenção do câncer. Isso é possível graças à capacidade antioxidante da enzima que neutraliza os radicais livres, responsáveis por danificar as células e contribuir para o surgimento da doença.

5. Age na melhora do colesterol

Outra vantagem é a redução do colesterol ruim, o LDL (Low Density Lipoproteins). Quando está em um nível alto, ele provoca o entupimento de artérias, ocasionando problemas mais graves. Além de tomar a coenzima, será importante seguir uma alimentação saudável e livre de gorduras, somente assim será possível ter melhores resultados.

A Q10 também pode contribuir para a diminuição dos triglicérides e da glicose. No caso da glicose, a Always Fit possui o Glico80, ideal para regular os níveis de açúcar, reduzir a resistência à insulina e melhorar a saúde da tireoide.

6. Estimula a produção de colágeno

Para quem deseja saber sobre a Coenzima Q10 e para que ela serve na pele, esse tópico é crucial. A partir do momento que você inclui um suplemento feito com a enzima no seu dia a dia, a sua pele ganha mais sustentação e reverte a sensação de flacidez que surge com a perda do colágeno.

7. Retarda o envelhecimento da pele

Após o ganho de colágeno, será possível perceber um retardamento do envelhecimento da pele. Na prática, isso significa que você poderá perceber sua pele com menos rugas, linhas de expressão e até mesmo manchas.

Fora esses aspectos, a ubiquinona ainda possui a capacidade de proteger a pele contra os danos do contato direto com o sol. Você gostou e deseja garantir essas melhorias? O SuperCOQ10 é ideal e entra no seu organismo com o poder de assegurar todas as vantagens citadas.

8. Aumenta a fertilidade

O contato com radicais livres faz com que homens reduzam a produção de espermatozoides e as mulheres a de óvulos. Por isso, ao diminuir os danos oferecidos pelo contato com os radicais livres e garantir a proteção contra o estresse oxidativo, a Q10 reverte questões relacionadas à infertilidade.

9. Melhora a qualidade do sono

Assim como quando você entende o que é o magnésio, compreender o que é a coenzima Q10 também é perceber que colocá-la na sua rotina é sinônimo de ter noites de sono revigorantes. No caso da CoQ10, temos um aumento do ATP, responsável por fornecer energia para as células.

Como consequência, estão a regulação dos ritmos circadianos e a promoção de um sono saudável, principalmente, nas primeiras horas.

10. Fortalece o couro cabeludo

Os cabelos brancos começaram a surgir ou sente que os fios estão altamente danificados? A ubiquinona pode te ajudar. Isso porque ela é considerada um suplemento capilar capaz de fortalecer o couro cabeludo, garantir um crescimento saudável e reduzir o surgimento de fios grisalhos na barba e cabelo.

Qual é a ação da Q10 no seu organismo?

Agora que compreendeu o que é a Coenzima Q10 e os benefícios que ela possui, chegou o momento de entender quais são as capacidades da substância no seu organismo. Confira:

  • Produção de energia;

  • Antioxidante;

  • Suporte ao sistema imunológico;

  • Saúde cardiovascular e da pele;

  • Fertilidade;

  • Neuroproteção.

A partir desses ganhos, podemos afirmar que a CoQ10 contribui para o melhor funcionamento do organismo humano e garante mais bem-estar para a sua rotina. A melhor parte é que ela pode ser usada preventivamente, ou seja, antes mesmo de surgirem deficiências relacionadas às áreas citadas.

vario alimento em uma caixa de madeira

Coenzima Q10: onde encontrar?

A Q10 pode ser encontrada em remédios naturais e também em alimentos. Em relação aos suplementos, a enzima está presente no KIT Cardiovascular, SuperCOQ10 e Glico80. Já em alimentos, ela pode ser encontrada nas seguintes alternativas:

  • Ovos;

  • Cereais;

  • Sementes (amêndoa, amendoim, pistache e nozes);

  • Frutas (morango, laranja e abacate, por exemplo);

  • Grãos;

  • Vegetais;

  • Legumes;

  • Carnes de frango, porco, fígado e outras;

  • Peixes.

Se deseja garantir os níveis corretos da substância, a dica é contar com a ajuda de um profissional da saúde, como um nutricionista. Dessa forma, será possível seguir uma dieta personalizada e com as quantidades corretas.

Como suplementar a Coenzima Q10?

Apesar de ser naturalmente produzida pelo organismo, a CoQ10 precisa ser suplementada, já que os níveis oferecidos pelo corpo não são suficientes. Para que você a consuma nos horários corretos e também na dosagem ideal, preparamos um conteúdo sobre como tomar a Q10. Acesse e aprenda!

Varias cápsulas vermelha

Existem efeitos colaterais?

Consumir suplementos com a Coenzima Q10 é totalmente seguro e não apresenta riscos para a saúde, pelo contrário, garante uma série de ganhos. Porém, alguns usuários podem sentir algumas alterações, como cansaço, irritabilidade e até mesmo coceiras.

Caso sinta qualquer efeito colateral após iniciar a suplementação, é importante buscar ajuda profissional e entender os motivos desses sintomas. Lembre-se que somente um especialista pode entender o quadro e compartilhar as melhores orientações.

Agora que já sabe tudo sobre a ubiquinona, temos certeza que fará a melhor escolha no momento de escolher o seu suplemento alimentar. Se precisar de ajuda, conte com a Always Fit. Nossa equipe está preparada para oferecer todo o suporte necessário e assegurar um investimento assertivo.

Até o próximo conteúdo!

4 comentários

Andrea

Andrea

Como devo tomar coq 10

Tercia

Tercia

Muito esclarecedor.

isaura nogueira de oliveira

isaura nogueira de oliveira

Esse suplemento engorda ou só alimenta a massa muscular?

isaura nogueira de oliveira

isaura nogueira de oliveira

Esse suplemento engorda ou só alimenta a massa muscular?

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.