Lista de suplementos e alimentos para repor colágeno
Para quem se preocupa com a textura e aparência da pele, assim como com a saúde dos ossos e tecidos do corpo, buscar formas de como repor colágeno é imprescindível, já que é uma das proteínas responsáveis por garantir a firmeza, elasticidade e qualidade de textura para a pele.
Pensando nisso, a Always Fit fez uma curadoria profunda para trazer uma lista de suplementos e alimentos que são fontes ricas de colágeno. Então pegue seu caderno para montar a lista de compras depois deste artigo, pois alguns alimentos te surpreenderão! Confira:
Conheça as melhores formas de repor colágeno
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) adverte: o colágeno diminui sua produção a partir dos 25 anos e, com isso, começam a surgir linhas de expressão, rugas, manchas na pele e problemas nas articulações.
Esse processo de perder colágeno é basicamente o que chamamos de envelhecer. Após os 50 anos, o ritmo da perda de colágeno fica ainda maior e, se não tratado, o envelhecimento precoce pode ser uma realidade.
Apesar de ser um processo natural, é possível retardar o envelhecimento, garantir mais saúde para a pele e conferir mais beleza para a face. Mas, para isso, é necessário tomar atitudes. A sorte é que pequenas atitudes alcançam grandes resultados quando o assunto é colágeno! Por exemplo, incluir alimentos ricos em colágeno em sua dieta ou investir em suplementos naturais e de marcas confiáveis.
Trouxemos uma lista com mantimentos e suplementos ricos em colágeno. Aqui está:
1) Feijão e lentilha
O feijão e a lentilha são fontes de aminoácidos importantes, que atuam na biossíntese do colágeno, além de serem ricos em cobre.
2) Suplementos com colágeno
Para além dos alimentos, é possível e recomendado incluir a suplementação de colágeno na rotina. Suplementos como Colágeno Tipo II, ProCurcumin e Verisol ajudam a prevenir o desgaste de cartilagens, ossos, linhas de expressão e rugas, dores nos tendões e ainda auxiliam a melhorar o sistema circulatório.
Além disso, o suplemento com colágeno contribui para melhorar a aparência da pele, impedir a perda óssea, agir na manutenção e velocidade de crescimento de massa muscular (assim como evitar sua atrofia) e ainda promover a saúde do coração.
3) Caldo feito com ossos
Kylie Jenner, influencer de saúde e moda com mais de 160 milhões de seguidores no Instagram, faz sucesso ao mostrar o físico nas redes sociais, sempre salientando a importância de criar hábitos saudáveis para manter-se bonita e saudável.
Com isso, Kylie contou um de seus segredos para a qualidade da pele: "A primeira coisa que como ou bebo quando acordo é provavelmente o meu bone broth" — afirmou em um vídeo publicado no Instagram.
O caldo brodo (bone broth) é uma preparação tradicional da China, sendo uma sopa com ossos e cartilagens de animais como boi, peixe e frango cozidos em água por longos períodos.
É uma das receitas mais ricas em colágeno que existe, devido à proteína presente nos tecidos. Também possui como benefícios cálcio, potássio, fósforo e magnésio, que são minerais muito importantes para os ossos.
Inclusive, os suplementos de magnésio têm ganhado destaque no mundo da saúde e bem-estar. Para saber mais, leia nosso artigo Entenda mais sobre os magnésios.
4) Gelatinas
A gelatina é uma das primeiras indicações quando o assunto é recuperar colágeno, pois é extraída de ossos, pele e cartilagens de porcos e bois — tudo o que for extraído ou feito com ossos de animais será rico em proteína. Além disso, há opções disponíveis no mercado com maior qualidade, que não possuem corantes ou aromatizantes, para compor sua dieta!
5) Brócolis
Um dos melhores amigos da saúde do organismo é o brócolis: protege o coração, auxilia no sistema intestinal e ainda fortalece a imunidade. Além disso, é fonte de ácido fólico, fibras, antioxidantes, cálcio e vitaminas A e C. É um alimento fonte de antioxidante natural, com a vitamina C que comentamos, essa que, por ventura, atua na produção de colágeno no corpo!
6) Carnes vermelhas
Você gosta de churrasco? Se sim, você pode aproveitar seu barbecue com a certeza de que estará garantindo sua síntese de colágeno!
A carne vermelha fornece para o organismo vitaminas B6 e B12, além de ser fonte de proteínas. Além de sua vantagem nutritiva, acaba agindo no metabolismo de lipídios, aminoácidos e carboidratos, enquanto a maior parte de colágeno se concentra no músculo e fibras da carne.
7) Frango
O frango é um dos animais dos quais os ossos são uma das maiores fontes de colágeno: A cartilagem do osso de frango possui cerca de 90% de proteínas, e, dessa porcentagem, cerca de 35% são colágeno!
É por conta disso que a maioria dos suplementos utiliza o frango como principal fonte de aminoácidos e colágeno em sua composição.
8) Oleaginosas
Nozes, amêndoas e castanhas: as oleaginosas são sementes comestíveis, ricas em óleo e com alto teor de gordura.
São sementes muito consumidas em dietas, pois são uma proteína vegetal com alto valor nutricional. Além disso, as oleaginosas são ricas em antioxidantes, fibras, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, proteínas, sais minerais e vitaminas.
Dica da Always Fit: Você também pode adicionar oleaginosas aos seus cereais, iogurtes, saladas e pratos quentes para um toque nutritivo e crocante. Experimente mix de oleaginosas como lanche ou use manteigas de amêndoas e castanhas em frutas e pães.
9) Frutas vermelhas
Existem “mil e um” benefícios no consumo de frutas vermelhas, que auxiliam na proteção contra várias doenças. Por serem ricas em vitamina C, são excelentes antioxidantes, auxiliando no fortalecimento da imunidade. Além disso, as frutas vermelhas contêm magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce.
Por fim, consumir frutas vermelhas favorece a saúde das paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais oxigenada e irrigada. Junto a isso, repõem colágeno, ou seja, elas são a garantia de uma pele mais bonita e saudável!
10) Mocotó
O Mocotó é uma receita de origem portuguesa, feita com parte do pé e canela do boi, onde se concentram as cartilagens, tendões e o tutano (matéria que preenche as cavidades ósseas) do animal. Assim como a sopa de ossos, é fonte de colágeno, proteínas, vitaminas e minerais.
11) Alho
Um dos condimentos mais amados para temperos na culinária brasileira, o alho possui efeitos anti-inflamatórios e alto teor de enxofre, o que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
Para além desses benefícios principais, o alho também promove demasiadamente a produção de colágeno no organismo que o ingere, protegendo a pele do envelhecimento prematuro.
12) Abacate
As vantagens do abacate para a saúde da pele envolvem combater estrias, rugas e celulite. Isso porque é rico em vitamina C, cujas propriedades ajudam na metabolização do colágeno, assegurando mais firmeza para a pele.
Além disso, a fruta também possui antioxidantes em abundância, ajudando a proteger e a evitar o envelhecimento das células da derme, dando maior elasticidade e deixando a pele com aparência mais saudável e bonita.
13) Peixe
Além de ser fonte de magnésio, que ajuda a manter o ritmo cardíaco mais estável e equilibrado, o peixe também é a fonte de colágeno natural ideal para manter em sua dieta. Todavia, é importante manter em mente que para obter o máximo de colágeno possível do alimento, é necessário ingerir a pele do peixe junto, porque é a parte do peixe que mais contém a proteína da saúde e da beleza, sendo rica em colágeno Tipo I.
14) Cenoura
A cenoura é outro alimento muito benéfico quando o objetivo é repor colágeno no corpo. Trata-se de um tubérculo rico em betacaroteno — fonte mais abundante de vitamina A natural conhecida — que confere a cor alaranjada do legume. Já sobre o colágeno: quando você consome cenoura regularmente, o alimento ajuda a proteger sua pele dos raios UVA e UVB, evitando a degradação do colágeno.
15) Leite e derivados
O colágeno fornece resistência e elasticidade para a pele e articulações, agindo como uma “cola” para nossa derme, ossos, tecidos e músculos. Sabe o que auxilia a produzir colágeno? O leite!
Os ácidos vivos presentes no leite (e nos derivados também) aumentam a regeneração do colágeno no corpo humano. Portanto, é importante para a saúde de sua pele consumir leite, iogurte, queijo, requeijão, manteiga, ricota, etc.
16) Soja
Por conter flavonoides, substâncias com propriedades antioxidantes, a soja estimula a renovação das células do corpo humano. Com isso, podemos apontar a soja como um antioxidante poderoso! Ela neutraliza os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, em sua composição, há presença da genisteína: hormônio que acelera a produção de colágeno.
Por hoje, ficamos por aqui, esperamos que nossa lista seja útil para você! Lembre-se que para garantir saúde e beleza para sua pele por meio da reposição de colágeno, conte com orientação médica e com a Always Fit.