Uma mão segurando um relogio

Temida por grande parte das mulheres, a menopausa é motivo de insegurança e medo. Afinal, como fica a vida após a mudança? Como é possível lidar com os sintomas que ela traz? Por ser um momento único, outras dúvidas costumam cercá-lo.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o que é a menopausa, quais são os sintomas, como identificar a entrada na fase e a resposta de mais perguntas sobre o assunto. Confira a seguir:

O que é a menopausa?

Considerada uma fase inevitável, a menopausa é um processo natural que marca o fim das menstruações. Após essa finalização, a mulher perde a capacidade reprodutiva, ou seja, não ocorre mais a produção de óvulos.

No entanto, antes de chegar a esse período, toda mulher enfrenta outro estágio: a pré-menopausa. É nela que os temidos sintomas surgem. Outra informação importante é entender que todo o intervalo antes, durante e ao entrar oficialmente na menopausa se chama climatério.

Você não sabe o que é climatério? Continue a leitura e compreenda o significado do termo.

O que é o climatério?

O climatério envolve três fases: pré-menopausa, durante o encerramento do ciclo menstrual e após a menopausa. O início desse período é marcado pela redução da produção de hormônios sexuais. Em relação à duração do intervalo que antecede o encerramento da menstruação, ele pode se estender por vários anos.

Como cada mulher reage de uma forma e pode apresentar sintomas diferentes, é indispensável contar com o acompanhamento médico. Somente dessa forma, os cuidados certos são tomados, além de garantir o maior bem-estar possível para essa etapa da vida.

Idade para menopausa: quando a fase começa?

A mulher costuma passar por esse marco entre os 45 e 55 anos. No entanto, apesar dessa estimativa, a idade varia conforme alguns aspectos, como estilo de vida e fatores genéticos.

Se você já entrou na menopausa ou deseja apenas aprender sobre o assunto, saiba que cuidar da saúde é importante em todas as idades. Dentre as possibilidades de melhorar a qualidade de vida, incluir a cúrcuma é uma excelente escolha. Aprenda como tomar a cúrcuma e as dosagens ideais!

Senhora se abanando com leque

 

Como eu sei que estou entrando na menopausa?

Além de saber quando a menopausa começa, é importante identificar os sinais que o corpo dá ao entrar na fase. Para te ajudar a identificar, listamos abaixo quais são os principais. Confira:

  • As ondas de calor podem ocorrer em mais de 75% das mulheres. Elas acontecem devido à redução da produção de estrogênio;

  • A insônia também pode surgir durante a menopausa, principalmente devido aos incômodos que as ondas de calor ocasionam;

  • A irregularidade na menstruação aparece com alterações de intensidade e outras mudanças repentinas;

  • O surgimento da depressão e o aumento da ansiedade também são sinais. No caso da depressão, ela pode aparecer devido ao estresse da fase ou quando a mulher passa por uma menopausa precoce ainda com a vontade de engravidar. Se você não sabe o que é menopausa precoce, ainda neste post, entenderá o significado do termo;

  • Durante o período, as variações de humor também são comuns e, em um único dia, é normal sentir inúmeros sentimentos, como tristeza repentina seguida por raiva;

  • Infelizmente, sentir alguns incômodos é inevitável. Dentre as dores mais comuns, estão as que ocorrem nas mamas, nas articulações e na cabeça;

  • A secura vaginal e a redução da libido andam lado a lado, isso porque, devido ao ressecamento do canal vaginal, a mulher pode passar a ter dores durante as relações sexuais e, por consequência, perder o prazer;

  • Devido ao metabolismo lento e à diminuição do gasto calórico, a mulher pode ganhar peso;

Menopausa: quais são as causas?

Assim como falamos anteriormente, esse processo é natural, ocorrendo, principalmente, devido ao envelhecimento. Isso acontece porque as mulheres nascem com uma quantidade limitada de óvulos. Por serem usados desde a primeira menstruação, a diminuição da reserva acontece inevitavelmente.

A partir disso, temos a redução da produção de alguns hormônios, como a progesterona e o estrogênio. A remoção dos ovários, fatores genéticos, menopausa precoce e outras causas também podem acarretar a menopausa.

Assim como falamos na parte de sintomas, é normal que a menopausa desencadeie uma depressão ou, então, ansiedade. Uma alternativa natural para tratar esses dois problemas é adicionar à dieta alimentos ricos em magnésio, como sementes, oleaginosas, vegetais e folhas verdes.

Menopausa precoce: o que significa?

Enquadra-se como menopausa precoce os ciclos menstruais encerrados antes de a mulher completar 40 anos. Ela não é comum e atinge, aproximadamente, 1% das pessoas. É normal que venha acompanhada dos mesmos sintomas da menopausa, incluindo infertilidade e suores noturnos.

Para confirmação, é possível realizar um exame de sangue. Mais uma vez, devemos ressaltar que o diagnóstico pode ser feito apenas por um profissional de saúde. Portanto, ao identificar os sintomas, busque a ajuda de um médico.

Graças ao avanço da medicina e estudos, existem medicamentos e remédios naturais capazes de reduzir os indícios. Inclusive, dentre os benefícios da Coenzima Q10, o aumento da fertilidade é um deles. Por isso, recomendamos falar com um especialista sobre o suplemento.

Embalagem de oleo de primula, borragem, linhaça dourada com vitamina e

Como tratar a menopausa?

A menopausa pode ser tratada com remédios naturais, medicamentos, reposição hormonal e outras alternativas. Tudo depende de quais são os sintomas e a intensidade com a qual eles surgem. Geralmente, manter uma rotina com atividades físicas e uma alimentação balanceada contribui para uma melhora na qualidade de vida.

Em todo caso, optar por itens naturais é sempre a melhor escolha, como é o caso do FemmeCalm, um suplemento da Always Fit feito para o alívio da menopausa. Ele ainda contribui para a saúde cardiovascular, oferece ganho de imunidade e melhora da saúde da pele e dos cabelos. Adquira o seu em nosso site!

Agora que sabe o que é a menopausa e tudo sobre o tema, esperamos que esteja pronta para passar por essa fase da melhor maneira possível. Se precisar de ajuda durante o período, sinta-se à vontade para compartilhar seus anseios nos comentários. Estamos aqui para auxiliá-la.

Em breve, voltaremos com mais conteúdos relacionados à menopausa, à suplementação e à saúde. Até mais

Disposição e fitnessSaúde e bem-estar

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.