Relogio uma venda de dormir

Devido à correria do dia a dia, problemas financeiros, exaustão física… inúmeros motivos podem afetar a qualidade do sono. Como consequência, temos o estresse, a falta de concentração e até mesmo o surgimento de doenças (cardiovasculares e respiratórias).

Mas como regular o sono? A boa notícia é que alguns hábitos podem mudar essa realidade e garantir descansos revigorantes. Listamos todas as possibilidades neste post, basta continuar a leitura e conferir cada uma delas. Aproveite!

1. Consuma menos cafeína

Não é novidade que, em grandes quantidades, o café oferece mais desvantagens do que vantagens. Sendo assim, se está em busca de como melhorar a qualidade do sono, reduzir o consumo da bebida é crucial.

A primeira recomendação é tomar a bebida apenas até às 16 horas ou, no máximo, até as 6 horas que antecedem o sono. A segunda é beber apenas quatro xícaras diariamente. Se o café for coado, o número passa a ser cinco.

Outra dica, é incluir na dieta alimentos ricos em magnésio. Quando consumido, o magnésio pode beneficiar o sono.

2. Crie uma rotina de sono

Criar uma rotina também entra na lista do que fazer para regular o sono. Isso ocorre porque, ao colocar em prática diariamente hábitos iguais, você alcança uma estabilidade, quando o próprio organismo identifica a hora certa para dormir e acordar.

3. Tome melatonina

Você sabe o que é melatonina? Ela é um excelente remédio natural usado para combater a insônia. Além da qualidade de sono, a substância entra em cena para eliminar toxinas do corpo, aumentar a imunidade e ainda contribui para a fertilidade.

 

 

Embalagem de alguns produtos para sono

 

 

O suplemento pode ser tomado todos os dias. Porém, para consumir a dose ideal, indicamos buscar a ajuda de um profissional.

4. Estabeleça um horário para dormir e acordar

Como falamos, é indispensável criar uma rotina na qual você dorme e acorda nos mesmos horários. Mas o que fazer com os finais de semana? A ideia é criar hábitos diários, ou seja, também é necessário acordar e dormir no mesmo horário aos finais de semana, folgas e feriados.

Sabemos que imprevistos acontecem e em alguns dias fica difícil dormir cedo ou acordar logo pela manhã. Quando isso acontecer, tente não fugir do planejado. Portanto, mesmo que tenha ido deitar mais tarde, não desligue o despertador e acorde no horário pré-determinado.

5. Invista em roupas de cama confortáveis

Os detalhes também importam e priorizar peças macias e confortáveis muda toda a sua experiência de sono. Além das roupas de cama, invista em pijamas que aumentam o bem-estar e oferecem conforto térmico em dias quentes ou frios.

Para completar o quarto, inclua aromas agradáveis e leves, como aromatizantes florais ou com cheiros de bebê.

6. Escolha alimentos leves para comer antes de dormir

Ao consumir alimentos pesados no período da noite, o seu corpo pesa e a consequência pode ser a dificuldade para dormir. Dessa forma, escolha alternativas leves e sem componentes prejudiciais, como muito açúcar e conservantes.

Dentre as opções, estão saladas de frutas, lanches naturais, saladas, tapiocas e vitaminas. Por falar nisso, não esqueça de aproveitar os benefícios que as vitaminas podem oferecer e acrescentá-las na sua alimentação, elas podem auxiliar na saúde muscular e na manutenção do sistema imunológico.

7. Pratique exercícios

Se você faz academia ou pratica alguma atividade, com certeza já experimentou a sensação de cansaço após terminá-la. Pois essa mesma sensação pode ser aproveitada para relaxar o corpo, desligar a mente e te preparar para ter um sono revigorante.

Para alcançar o resultado ideal, atente-se apenas ao tipo de atividade realizada. Durante o dia, priorize alternativas pesadas, como a musculação, enquanto a noite faça opções mais calmas. Inclusive, um dos benefícios da Coenzima Q10 é melhorar o desempenho nas atividades físicas. Portanto, recomendamos incluí-la na sua rotina.

8. Reduza o tempo das sonecas

Está em busca de como melhorar o sono REM? Um passo importante é reduzir ou cortar os cochilos diários, muitas vezes usados para descansar após as péssimas noites de sono. Pode parecer algo bobo, mas tem uma forma certa de inseri-lo na rotina.

A recomendação é destinar, em média, 45 minutos para a soneca. Você pode escolher tirá-la após o almoço ou então no meio da tarde, evite apenas dividir em pequenos blocos.

9. Tome um banho sempre antes de dormir

Além de te ajudar a ter uma rotina de autocuidado, o banho entra em cena para relaxar o seu corpo e mostrar a ele que chegou o momento de descansar. Uma ducha ainda consegue aliviar tensões, reduzir a ansiedade, melhorar a aparência da pele e aliviar dores de cabeça.

10. Evite bebidas alcoólicas perto da hora de dormir

O álcool é um dos grandes responsáveis por afetar o sono, principalmente aos finais de semana, quando o consumo costuma ser maior. Entenda que o intuito não é proibir, mas sim garantir o uso consciente da bebida.

Para não afetar o sono, tente tomar drinks, cervejas e outros coquetéis alcoólicos durante a tarde. Após sentir uma melhora em seus momentos de descanso, é possível incluí-lo novamente em algumas noites. Lembre-se apenas de não exagerar.

11. Deixe o celular longe

No geral, as telas são responsáveis por diversos malefícios, como o aumento da irritação e problemas mentais. Outra consequência é a agitação, capaz de interferir no relaxamento do corpo, crucial na hora de dormir. Portanto, o estimulante cerebral deve ser cortado da rotina noturna.

Tire-o gradualmente até conseguir não mexer no aparelho uma hora antes de ir para cama. Levantou para ir ao banheiro ou para beber água? Não leve o eletrônico. Mantenha também as notificações desativadas e a tela para baixo, assim, você não verá o dispositivo ligar.

12. Escute o ruído branco

Sim, um ruído está na lista de dicas para regular o sono. Dentre as vantagens oferecidas pelo áudio, está a sensação de calma e o isolamento de barulhos externos. Caso prefira, faça testes com outros tipos de sons, como os que imitam barulho de chuva e folhas balançando.

O objetivo é encontrar uma alternativa que passe a sensação de paz e relaxe o corpo e a mente, ambos ao mesmo tempo.

13. Evite trabalhar no quarto

Cada cômodo deve ser destinado para atividades específicas. Assim como você não cozinha no banheiro, o quarto também não deve ser usado para trabalhar. Isso ocorre porque, ao usar o espaço para fazer demandas corporativas, a sua mente automaticamente pode conciliar o espaço como algo estressante, por exemplo.

14. Busque a ajuda de um profissional

Você já tentou todas as dicas ou a falta de sono está gerando consequências insustentáveis? Busque um especialista o quanto antes. A insônia pode estar relacionada a uma série de problemas, como depressão, transtornos mentais, problemas gastrointestinais e mais.

Nesses casos, a única forma de reverter o cenário é passando por um tratamento eficiente. Ao ir ao consultório médico, apresente a possibilidade incluir remédios naturais para insônia e entenda se é a melhor alternativa para o seu quadro.

 

 

Pessoa dormindo ao fundo e na cabeceira da cama um relogio

 

Aproveite para conhecer os produtos disponíveis na nossa loja: Always Fit Suplementos! Lá reunimos remédios naturais e suplementos alimentares para diversos problemas, como insonia e ansiedade.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e te ajudado a enxergar maneiras de ter um sono melhor. Até mais!

Sono

1 comentário

MARIVALDA SANTOS DE GOIS

MARIVALDA SANTOS DE GOIS

Boa noite, gostaria de saber porque se coloca crustáceos em produtos naturais?

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.