Moça deitada na cama dormindo

O corpo e a mente têm cada vez mais resistido ao descanso devido ao ritmo frenético do mundo moderno, o que pode acabar tornando as noites inquietas, principalmente com a insônia.

Muitas farmácias oferecem soluções químicas, mas existe um caminho alternativo e natural que pode ajudar na busca de como tratar a insônia: os remédios naturais e os suplementos.

No post de hoje, a Always Fit traz 9 opções e todas as suas propriedades, além de mostrar como usar e preparar. Confira mais informações abaixo!

1. Melatonina

A melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo corpo, responsável por regular o ciclo de sono-vigília. Tomar suplementos de melatonina ajuda nesse processo, especialmente para aqueles que têm dificuldade em adormecer. A dose recomendada de melatonina varia de 1 até 5 gotas. Para ajudar na absorção e promover o sono, coloque o suplemento debaixo da língua e tome-o de 30 minutos a 1 hora antes de dormir.

2. Erva-cidreira

Ela pode diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Uma maneira comum de aproveitar seus benefícios é fazendo chá. Basta adicionar uma colher de chá de folhas secas de erva-cidreira a uma xícara de água quente e deixar em infusão por cerca de 10 minutos. Beba o líquido aproximadamente 30 minutos antes de dormir.

3. Lúpulo

O lúpulo é uma planta muito associada à fabricação de cerveja devido ao seu uso como ingrediente na produção dessa bebida. Além de seu papel na indústria cervejeira, ele também tem sido utilizado há séculos como remédio herbal por conta das suas propriedades medicinais, especialmente quando o assunto é sono e relaxamento.

Uma das maneiras do lúpulo ajudar a promover o sono é por meio dos seus compostos ativos, como os flavonoides e os terpenos, que têm propriedades sedativas e relaxantes. Os suplementos de lúpulo, geralmente disponíveis na forma de cápsulas ou extratos líquidos, oferecem uma maneira conveniente de aproveitar os benefícios dessa planta para o sono.

4. Suplementos feitos com magnésio

O uso de suplementos de magnésio pode ser benéfico para aqueles que têm dificuldade em adormecer ou em manter um sono repousante. Existem várias formas de suplementos de tipo de magnésio disponíveis, incluindo citrato de magnésio, glicinato de magnésio, óxido de magnésio e quelato de magnésio.

Ao tomar suplementos de magnésio para melhorar o sono, é importante seguir as instruções de dosagem na embalagem do produto, ou como faz a Always Fit, indicando a recomendação na página do produto. Se estiver interessado em saber mais sobre o consumo dele, confira o nosso post sobre como tomar suplemento de magnésio!

5. Passiflora

A passiflora, popularmente chamada de maracujá, é uma planta que, há muito tempo, é utilizada como um remédio natural eficaz para ajudar no relaxamento e na melhora da qualidade do sono.

Suas propriedades sedativas reduzem a ansiedade e acalmam a mente, o que pode ser especialmente útil para aqueles que têm dificuldade em adormecer devido a preocupações ou ao estresse.

Um método frequentemente utilizado para tratar a insônia com passiflora é fazendo um chá. Confira a seguir uma receita fácil para preparar o chá de passiflora:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de passiflora;

  • 1 xícara de água fervente.

Instruções:

  1. Pegue uma xícara e adicione as folhas secas de passiflora;

  2. Despeje a água fervente sobre as folhas;

  3. Cubra a xícara e deixe as folhas em infusão de 10 a 15 minutos;

  4. Coe o chá para remover as folhas de passiflora;

  5. Se desejar, adicione um pouco de mel ou limão no chá.

Para relaxar e garantir uma noite de sono mais tranquila, beba-o cerca de 30 minutos antes de se deitar.

6. Óleo de lavanda

Extraído das flores da planta de lavanda (Lavandula angustifolia), o óleo possui uma fragrância suave e floral conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes.

O óleo de lavanda é frequentemente utilizado para ajudar a induzir um sono tranquilo e repousante. A inalação do aroma de lavanda antes de dormir ajuda a promover um sono mais profundo e restaurador. Abaixo, você confere uma receita de como fazer o seu óleo de lavanda para aromaterapia:

Ingredientes:

  • 30 ml de óleo transportador (como óleo de coco, amêndoa doce ou jojoba);

  • 10 a 15 gotas de óleo essencial de lavanda.

Instruções:

  1. Escolha um frasco de vidro âmbar escuro com tampa conta-gotas para armazenar o óleo de lavanda;

  2. Adicione o óleo transportador ao frasco até preenchê-lo quase até o topo;

  3. Adicione as gotas de óleo essencial de lavanda ao óleo transportador no frasco;

  4. Feche bem o frasco e agite suavemente para misturar;

  5. Se desejar, etiquete o frasco com a data de preparo e o nome do óleo;

  6. Armazene o óleo de lavanda em um local fresco e escuro, longe da luz solar direta.

7. Zimbro

Seus frutos são frequentemente utilizados na culinária e na medicina devido às suas propriedades aromáticas e medicinais, além de ter um potencial enorme de promover o sono e de aliviar o estresse e a ansiedade. Preparar um chá de zimbro é uma maneira fácil e eficaz de aproveitar seus benefícios medicinais. Aqui está uma receita simples para fazer em casa:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de bagas de zimbro secas;

  • 1 xícara de água filtrada.

Instruções:

  1. Ferva a água em uma panela;

  2. Enquanto a água está fervendo, amasse levemente as bagas de zimbro com um pilão ou colher para liberar seus óleos essenciais;

  3. Coloque as bagas de zimbro amassadas em uma xícara;

  4. Despeje a água fervente sobre as bagas de zimbro;

  5. Cubra a xícara e deixe as bagas em infusão na água por cerca de 10 minutos;

  6. Coe o chá para remover as bagas de zimbro;

  7. Você pode adoçar o chá com mel ou outro adoçante natural de sua preferência, se quiser;

  8. Beba o chá de zimbro cerca de 30 minutos a 1 hora antes de dormir para ajudar a promover o sono.

8. Raiz valeriana

A raiz de valeriana é bem conhecida por suas habilidades calmantes e relaxantes, ajudando a induzir o sono há muito tempo. Pode ser consumida de diversas formas, como chás, extratos líquidos, cápsulas ou comprimidos. Uma maneira fácil de utilizar a valeriana é preparar um chá calmante em casa. Segue uma receita simples para fazer isso.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz de valeriana seca;

  • 1 xícara de água fervente.

Instruções:

  1. Em uma xícara, adicione a raiz de valeriana seca;

  2. Despeje a água fervente sobre a raiz de valeriana;

  3. Cubra a xícara e a deixe em infusão de 10 a 15 minutos;

  4. Coe o chá para remover a raiz de valeriana;

  5. Adicione mel ou limão a gosto, se desejar;

  6. Beba o chá cerca de 30 minutos a 1 hora antes de dormir para promover um sono mais repousante.

É importante notar que o sabor do chá de valeriana pode ser um pouco amargo, por isso, experimente diferentes quantidades de raiz de valeriana ou adicione outros ingredientes, como hortelã ou camomila, para melhorar o sabor.

9. Chá de camomila

Para promover o relaxamento e melhorar o sono, o chá de camomila é amplamente reconhecido como um remédio natural. Uma maneira simples de prepará-lo é a seguinte:

Ingredientes:

  • Flores de camomila secas, cerca de 1 ou 2 colheres de chá são suficientes;

  • 1 xícara de água fervente.

Instruções:

  1. Em uma chaleira ou panela, aqueça a água até ferver;

  2. Coloque as flores de camomila secas em uma xícara ou caneca;

  3. Despeje a água fervente sobre as flores de camomila.

  4. Cubra a xícara com um prato ou tampa e deixe em infusão de 5 a 10 minutos;

  5. Coe o chá para remover as flores de camomila;

  6. Adicione mel ou limão a gosto, se desejar;

  7. Beba o chá de camomila cerca de 30 minutos a 1 hora antes de dormir para promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.

     Relógio na cabeceira da cama

     

     

     

     

     

Quando devo procurar um médico para insônia?

Caso você esteja experimentando dificuldades para dormir regularmente por mais de algumas semanas, mesmo após tentar remédios naturais e estratégias de sono, é importante procurar ajuda médica. A insônia crônica pode ter um impacto significativo na saúde física e mental a longo prazo.

Se ela afeta negativamente sua qualidade de vida, interferindo no trabalho, nos relacionamentos ou em outras áreas importantes da vida, é hora de procurar ajuda profissional. Um médico vai te auxiliar a encontrar soluções eficazes para melhorar o sono e lidar com os sintomas associados.

Leia também: Como melhorar a qualidade do sono? Confira 14 dicas!

Ao incorporar práticas como a ingestão de chás de ervas, o uso de óleos essenciais e a inclusão de suplementos naturais na rotina, muitas pessoas têm experimentado benefícios significativos na regulação do sono. Vale lembrar que cada indivíduo é único, por isso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar da mesma forma para outra.

Esperamos que esse assunto tenha ajudado você a entender melhor a importância dos remédios naturais e suplementos para combater a insônia e ter melhor qualidade de sono!

Sono

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.